segunda-feira, 21 de março de 2011

Livro da Semana


Acabei de ler Compremetida, da americana Elizabeth Gilbert. O livro é uma continuação não planejada de Comer, Rezar, Amar. Não planejada porque nasceu da necessidade da autora de discutir o casamento a partir do momento que o namorado brasileiro é deportado dos Estados Unidos e informado de que só poderia voltar casado com ela.
Bom, quem leu o primeiro livro sabe que a última coisa que ambos queriam era se unirem em matrimônio, então a posição das autoridades americanas cai sobre eles como uma sentença de morte. E a forma que a autora tem de lidar como isso é justamente escrevendo um livro.
Eu confesso que esperava mais do livro. Ela se propunha a analisar o tema casamento ao longo da história e de algumas culturas específicas. Logo, minha curiosidade foi nas alturas. Mas, salvo algumas passagens em que ela efetivamente faz isso, a grande maioria do livro nada mais é do que um bem escrito e animado diário de cabeceira. Me identifiquei muito com vários questionamentos e posicionamentos dela sobre o tema, mas fora isso não achei grande coisa. Ainda assim, trata-se de uma leitura agradável.

2 comentários:

Livia disse...

Eu li nas entrelinhas: "A Livia teria dado um tiro na cabeca!" Acertei? huahauaauhauahauah

Marcia Valesca disse...

Também achei cansativo... mas no fim gostei demais de todas as reflexões dela.
Adorei te encontrar na feira!!!
Saudades.
Bjs