terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Menina que Roubava Livros

Esse é o título do livro que acabei de ler. Ainda não sei se eu gostei... Bom, vou me explicar. A história da personagem central, Liesel (também conhecida como roubadora de livros) é narrada pela Morte e se passa na Alemanha nazista de 1939 a 1943.

A história é sem dúvida envolvente e as personagens extremamente reais. São pessoas comuns, que vivenciaram o horror da guerra alemã pelo lado de "dentro". Apesar de falar das dificuldades, da fome, das perdas, a história não tem aquele peso da tristeza (pelo menos até uma certa parte!).

Sem dúvida alguma o autor, busca mostrar que nem todos os alemães foram os vilões do período nazista, muitos deles foram também vítimas, sofreram por uma guerra, uma ideologia, que não era deles.

Enfim, mas porque não sei se recomendo o livro? Bem, quando eu leio, assim por diversão, eu quero entrar num mundo único, numa fantasia (digamos assim), ainda que muitas pessoas morram, eu sei que aquilo tudo é ficção, mentirinha, em alguns casos muito bem contada, mas ainda assim uma mentira, com personagens construídos para AQUELA história, e só para ela. A Menina que Roubava Livros, é real, é paupável, tudo o que se conta ali foi sofrido por alguém. Enfim, é uma leitura séria, digamos assim. Quando eu terminei, me senti meio pesada, sei lá!

Enfim, o livro é bom! Quem quiser ler vai gostar também, tenho certeza. Mas eu prefiro voltar para minhas mentirinhas. Já comecei a leitura de um livro muuuuuuuuuito bom, não tô nem conseguindo largar!!!! hehehe

Um comentário:

Débora Prass disse...

Sabe que quando eu estava lendo também fiquei na dúvido "será que gosto ou não"? hahaha Mas quando terminei, amei o livro. Achei linda a maneira que a história foi contada, apesar de ser muito triste. Mas se você quiser tristeza de verdade, recomendo A cidade do sol. Bjs!